Sobre novas candidaturas a Princesa Isabel

Ou como enredos são construídos para manter estruturantes do racismo intactos

 

Começamos esse texto pelo final: sim, Rodolfo é racista. Ele raciocina a partir de pressupostos repletos de normatizações simbólicas do racismo, sexismo, misoginia, e tantas outras variantes da opressão. Disto isto, faço um convite para ampliarmos a cena.

Sim, eu assisto BBB. Não só por entretenimento, já que me divirto muito com tanta coisa que acontece lá Mas para aprender um pouco sobre gente e relações de poder, visto que as Ciências Sociais é meu universo de estudo, e sobre comunicação, visto que essa é minha área de trabalho e militância.

A maioria dos telespectadores creem que por se autoqualificar enquanto show de realidade, tudo o que ocorre no BBB é a vida em sua pureza. Mas, para falar uma linguagem corriqueira em tempos de pandemia: a diferença entre as fases pré-clínicas, 1, 2 e 3 de testes da vacina e a vacinação em si é que somente essa última opera no âmbito da realidade, afastando-se desta em ordem decrescente, até a fase “pré” (que nesse caso não é histórica). O BBB estaria mais ou menos ali entre a fase pré-clínica e 1, porque é um teste feito com pouca gente, porém isolados em laboratório, apesar de, no caso do BBB estarmos tratando de seres humanos.

Lucas, Nego Di, Karol Conká, Lumena. Poderia gastar páginas tratando de como essas “jornadas” foram eliminadas do BBB sem uma “conversa sobre um tema importante” entre o apresentador e os participantes, inclusive a informação disseminada de que um participante guardava uma faca para se proteger de outro, entre tantas outras cenas que saíram – ou não – do ensaio. Um exercício bom é descrever o roteiro que foi feito em cada uma dessas cenas. Mas vamos à cena dos últimos dias.

Jovem branca, blogueira, estilo alta sociedade ganha a prova do líder/ líder indica dois participantes brancos, estilo “sertanejo”, “ogros”, preconceituosos, atrasados civilizatoriamente para o “monstro”/ direção escolhe como “monstro” personagens estereotipados  de “homens das cavernas”, atrasados civilizatoriamente, preconceituosos, ogros e com uma peruca que renderia dissertações / “monstro” faz piada racista sobre cabelo com participante negro, professor, um dos poucos pretos que sobraram por não participar diretamente da primeira temporada de tema racial do programa e que rendeu muito engajamento e dinheiro para a emissora/ participante negro não reage e apenas desabafa com sua melhor amiga/ programa exibe essas cenas antes da festa/ apresentador diz que o tema deve render na festa/ artista negra se apresenta na festa e faz uma fala “solta” sobre respeito ao cabelo das pessoas negras/ tema não rende na festa/ votação no paredão fora do confessionário / tema não rende na votação do paredão / dinâmica da segunda inclui a classificação de quem faz jogo sujo / apresentador pressiona para participantes não “pipocarem” / tema explode no colo de todo mundo / torna-se pauta do dia / Emissora branca e construída na sustentação de muita opressão, entre elas o racismo, se posiciona através de um homem branco em conversa “inédita” com participantes confinados / antagonista da cena de racismo é eliminado / acabou a escravidão e viva a Princesa Isabel / Família Real e senhores de escravo continuam gozando da riqueza acumulada com a escravidão, saindo melhor na foto/ Vida que segue.

“Mulata” Globeleza, Sítio do Pica-pau Amarelo, Xuxa, Paquitas, escravos felizes com seus senhores, Adelaide e Valéria (Personagens do Programa Zorra Total), etc. A emissora tem responsabilidade por pessoas como Rodolfo raciocinar como racista a ponto de repetir os valores do racismo até quando tenta se justificar. E nós seguimos gastando esforços para eliminar os indivíduos ao mesmo tempo que sustentamos as estruturas.

Finalizo aqui, mesmo tendo muita coisa a conversar. Mas, parafraseando o apresentador, textão não faz revolução, ao menos por essas bandas de cá, vide O Capital. Por isso, encerro com uma imagem, e você tira a conclusão que quiser.


 


Imagens da internet: 1: Ivonete, personagem do programa 220 volts do Multishow e o monstro

       Imagens da internet: 1: Ivonete (personagem do programa 220 volts do Multishow) e o monstro (personagem do programa BBB da TV Globo, também transmitido no Multishow)

Comentários