SALVO PELA PANDEMIA

Sim, por incrível que pareça o presidente Jair Bolsonaro está sendo salvo pela pandemia do Coronavirus, aquela que o mesmo julgava que estava atrapalhando seu governo e seus planos para o crescimento econômico no país e sua reeleição. Isso porquê panelas em sacadas não derrubam presidentes, mesmo que já tenha cometido diversos crimes de responsabilidade e tendo 29 pedidos de impeachment nas mãos do presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

O problema é todo esse, não basta haver um crime de responsabilidade para tirar um presidente, Lula enquanto presidente também cometeu crimes, o PSDB à época, protocolou pedido de abertura de processo na Câmara dos Deputados e não deu em nada. Havia crime, mas não havia condições políticas para o impeachment, faltava o clamor popular, faltava as ruas, em 2005, por exemplo, em plena investigação e denuncias de Mensalão, a popularidade de Lula estava em 29%, (Dilma 8% 2015; Temer 14% 2016 -Datafolha).

Em pesquisa divulgada no dia 20/04 pela XP/Ipespe, a avaliação do governo Bolsonaro caiu no mês passado de 34 para 30%. Esses são os resultados de antes da demissão de Mandeta (Min Saúde) e da saída de Moro (Min. Justiça) com denuncias graves contra o presidente. Por enquanto o que se sabe é que a popularidade de Moro em redes sociais subiu e a de Bolsonaro caiu, fato que já preocupou o presidente e o fez dialogar com o Centrão (conjunto de partidos sem bandeira ideológica específica, visam as vantagens e privilégios de estarem próximos ao poder executivo).

Parece injusto, mas é assim que funciona, para haver impeachment é preciso que haja, além do crime, condição política para tal, essa condição houve com Collor e Dilma, já com com FHC não houve, além disso, a Câmara era presidida por Michel Temer que arquivou mais de 15 pedidos de impeachment  contra ele, sobre Lula eu já citei acima. Portanto, apesar do grave momento de crise, a ausência do povo nas ruas pesa em favor de Bolsonaro, que vê sua popularidade despencar com a péssima condução política da crise e os crimes cometidos, mas pode contar com as ruas vazias e com as milícias digitais que ainda lhe rendem um IPD de 75,8% (Índice de Popularidade Digital).

Veja crimes de responsabilidade que Bolsonaro pode ter cometido desde o início do mandato:
https://bit.ly/2KE3MN8

Comentários