A população de Salvador virou já não suporta mais olhar para a estrutura do Metrô cortando a cidade, mas apesar disso faz piada da própria desgraça, como numa imagem compartilhada nas redes sociais no temporal que assolou a cidade em novembro de 2011 gerando um congestionamento gigantesco na cidade. Além dos próprios baianos fazerem piadas com o metrô, os próprios políticos também fazem, Geraldo Alckmim quando candidato a Presidência da Republica foi um dos primeiros a chamar o Metrô de Salvador de ferrorama em cadeia nacional.
Mas parece que os petistas querem mais, depois de reduzirem o projeto do primeiro trecho do Metrô de 12 Km para um Projeto de Ferrorama de 6,5 km, agora, depois do trajeto pronto, após mais de 12 anos de obras, querem adiar a inauguração do brinquedo. A Ministra do Planejamento do Governo Dilma, Miriam Belchior, acaba de negar para a nossa cidade um repasse de verbas no valor de R$ 40 milhões, que foi solicitado pelo prefeito fujão da nossa cidade. Parece que as forças do atraso citadas por ele numa entrevista começaram a “dar as caras”.
O Deputado Estadual Bruno Reis (PRP), representando a oposição na Assembleia Legislativa na Bahia, culpou o Deputado Federal Nelson Pellegrino pelo atraso e pela escassez de repasses do Governo Federal para as obras do ferrorama. O Deputado Federal ACM Neto (DEM), também se manifestou e enviou um ofício para a ministra desvairada - segundo o vereador Jorge Jambeiro – cobrando a inauguração. Se nenhum deles conseguir nada, o ferrorama soteropolitano deixará de galopar, sim, isso mesmo, galopar, não é João Leão?
Enquanto nossos políticos não se resolvem, vamos entrar no Guinness Book, pois, segundo a Revista Isto É, somos recordistas em dois aspectos, temos o menor e o mais caro metrô do mundo, com 6,5 km de extensão ao custo de 1 bilhão e para completar é a obra mais demorada do gênero. A nova piada para a nossa cidade já está pronta e foi anunciada aos sete ventos e no Diário Oficial do Estado, é a ponte Salvador-Itaparica, acredite se quiser, será entregue em 2018.
Referências:
Bahia Notícias: http://www.bahianoticias.com.br/busca/principal/metro.html
Imagem 02: http://tabuleiropublicitario.blogspot.com.br/2011/04/boa-nova-propaganda-esta-completando-6.html
Imagem 01: http://salvadornasoladope.blogspot.com.br/2010_08_01_archive.htmlLeandro de Assis
Professor de História, poeta, escritor e administrador de Fazer Política.
Comentários
Postar um comentário