Quem esperava alguma mudança no cenário político soteropolitano ficou desapontado com os acontecimentos recentes. A tão discutida união dos partidos oposicionistas não aconteceu, o PSDB não lançou a candidatura do ex-Prefeito Antônio Imbassahy e uma possível aliança entre PMBD e DEM ficou para o segundo turno, porém isso irá depender das pesquisas de intenção de voto para segundo turno, pois como todos sabem PMDB é camaleão. Até a candidatura da Deputada Federal Alice Portugal que foi bastante comemorada pelos soteropolitanos caiu.
Sendo assim, as únicas novidades no cenário político local referem-se ao retorno de Mário Kertész como candidato a prefeito de Salvador e seu indicado a vice-prefeito Nestor Neto. Já que o PC do B mais uma vez abre mão de uma candidatura própria para ser mais uma vez aliado do PT, justamente no ano que tem uma boa possibilidade da legenda crescer, pois tem um ótimo nome para o pleito, a Deputada Federal Alice Portugal. Mas, tem partido que nasceu para ser cabeça e partido que nasceu para ser cauda e o PC do B se acostumou com isso.
Assim como o PMDB, o PSDB quase emplaca um candidato a vice-prefeito jovem, trata-se de Tiago Assis, presidente da Juventude PSDB Salvador, porém assim como a executiva estadual vetou a candidatura de Imbassahy para prefeito, vetou a de Tiago Assis para vice prefeito de ACM Neto. Seria uma ótima oportunidade para Salvador ter mais gente nova e com potencial para a disputa. Talvez tenha faltado um padrinho forte para Tiago, assim como Kertész foi para Nestor Neto, mas apesar disso, é um nome forte para a Câmara Municipal de Salvador e conta com o apoio da juventude soteropolitana.
Enfim, dava como certa a vitória da oposição, agora, com o PT fechando alianças com diversos partidos e o PMDB com candidato próprio e separado do DEM e do PSDB. A única certeza que posso ter é que, seja lá quem for para o segundo turno e ganhe as eleições, o PMDB fará parte da prefeitura, pelo menos até começarem as discussões sobre alianças para o próximo pleito, ai eles inventam um problema, abandonam o barco e lançam um Vieira Lima qualquer a candidato a governador.
Comentários
Postar um comentário